Entenda como funciona a blendagem de resíduos

Categoria: Coprocessamento | Publicado em 19 deOutubro de 2020

Antes de falar do processo de blendagem, vamos explicar o que é coprocessamento. Trata-se de um método que faz uso de um forno especial para o reaproveitamento de resíduos com potencial energético. Dessa maneira, é possível obter energia e matéria-prima para as cimenteiras.  É um processo econômico e muito sustentável pois não cria passivos ambientais nos aterros.

Porém, antes de enviar os materiais para as cimenteiras, é preciso formar os blends. Caso a empresa especializada contratada não efetue esse serviço, será preciso terceirizá-lo. Isso acaba deixando os processos menos econômicos e mais longos. Por esse motivo, convém contratar uma empresa especializada na gestão global de resíduos, pois assim ela efetua todas as etapas necessárias.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a blendagem de resíduos? Confira porque ela é importante para todos os envolvidos, inclusive a empresa geradora de resíduos e as fábricas que produzem cimento!

O que é a blendagem de resíduos?


A blendagem de resíduos é um processo prévio que procura ajustar os materiais de forma física e química para que se adequem aos processos exigidos nas cimenteiras.

Existem normas que precisam ser respeitadas para assegurar que o blend resultante seja usado no forno para a fabricação do clínquer (argila e calcário – utilizada como matéria-prima do cimento), sem que a destruição pelo calor provoque algum impacto sobre a qualidade do cimento. Também é fundamental garantir o controle de emissão dos gases emitidos para não poluir o ambiente.

A blendagem de resíduos é considerada um tipo de quebra-cabeças, ou seja, depende da correta montagem. Precisamos compreender a composição química dos elementos que fazem parte do conjunto, o tipo de resíduos, a compatibilidade entre eles. Assim, quando os itens são combinados, o resultado é um blend com as características adequadas para a produção do clínquer.

Como se dá a caracterização dos resíduos?


Para a caracterização físico-química dos resíduos, é preciso realizar análises para a determinação de alguns parâmetros conforme listado:

  •         Umidade;

  •         Densidade;

  •         Poder calorífico;

  •         Fluoretos;

  •         Cinzas;

  •         Compostos orgânicos voláteis;

  •         Metais: arsênio, bromo, níquel, cobre, telúrio, cromo, manganês, cobalto, estanho, cálcio, zinco, mercúrio, vanádio;

  •         Óxidos: SiO2, Al2O3, P2O3, Fe2O3, TiO2, Mn2O3.


A fábrica de cimento utiliza essas informações para definir as especificações mínimas e máximas para receber o blend. A empresa também pode pedir outros parâmetros para determinar com mais rigor os aspectos.

Como é a etapa de trituração dos materiais?


Outra etapa da blendagem de resíduos é a trituração dos materiais, um processo que reduz seu tamanho. Os trituradores utilizados são industriais para garantir o melhor resultado.

Há muitos equipamentos no mercado, que são definidos conforme o tipo de material que será triturado, a produção horária exigida, a granulometria desejada.

E a fase seguinte de classificação dos resíduos?


Depois de triturados, os resíduos passam por uma classificação conforme a granulometria máxima que a fábrica de cimento define. Os resíduos são peneirados e segregados de acordo com o tamanho dos grãos.

Os grãos que não atenderem a esses parâmetros são descartados, tanto os maiores quanto os menores. Depois, eles são direcionados para a etapa seguinte: a mistura.

Como é a mistura dos elementos compatíveis?


Após a trituração e classificação, acontece a mistura dos resíduos para que se forme um composto homogêneo. Esse composto é o blend que será remetido às cimenteiras.

O blend serve como substituto, mesmo que parcial, de combustível e matéria-prima para o coprocessamento. Desse modo, os resíduos das operações industriais têm uma destinação mais apropriada.

Quais são as vantagens da blendagem de resíduos?


Diante do que dissemos, há algumas vantagens da blendagem de resíduos:

  •         A diminuição do consumo de combustíveis fósseis;

  •         A recuperação da energia associada à combustão dos materiais;

  •         A redução no custo de produção do cimento;

  •         A eliminação de materiais considerados perigosos.


A blendagem de resíduos ocorre com segurança e conforme as exigências da legislação ambiental. Ela promove a destinação adequada dos materiais, que são transformados e integrados ao ciclo de produção do cimento por meio do coprocessamento.

Obtenha mais informações sobre esse tipo de tratamento de resíduos. Veja os cuidados na hora de contratar uma empresa de coprocessamento e incineração!
Tags:  ,resíduos,blendagem,materiais,empresa,blend,cimento,conforme,processo,produção