Quanto custa fazer o gerenciamento de resíduos?

Categoria: Gerenciamento de Resíduos | Publicado em 02 deNovembro de 2020

Uma empresa precisa se ajustar à legislação ambiental e se adequar ao gerenciamento de resíduos conforme ela determina. Isso implica em conhecimento na área e também na necessidade de contar com uma infraestrutura adequada para as operações.

O investimento em infraestrutura e profissionais qualificados é bem mais alto que contratar uma empresa especializada que se responsabilize pelo gerenciamento global dos resíduos, de modo a evitar outras terceirizações.

Vamos fazer uma breve análise sobre quanto custa fazer o gerenciamento de resíduos. Leia o texto que segue, entenda o cenário e descubra por que compensa efetivamente contratar uma empresa para se responsabilizar por esses processos!

O Plano de Gerenciamento de Resíduos


Vamos começar pelo PGRS, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Trata-se de um documento obrigatório para empresas que geram os resíduos descritos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/210).

O PGRS indica os métodos ambientalmente adequados para manejar, acondicionar, transportar, tratar, reciclar, destinar e dispor cada resíduo. Dessa forma, os impactos negativos sobre o meio ambiente são minimizados ou até mesmo eliminados.

Apenas um responsável técnico qualificado pode elaborar esse plano. O PGRS deve ser revisado sempre que necessário e apresentado ao órgão municipal competente ao órgão licenciador do SISNAMA e a outras autoridades.

Existem também o PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde) e o PGRSCCD (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Construção Civil e Demolição).

Os RSS, Resíduos de Serviços de Saúde, são classificados como resíduos perigosos e por isso, necessitam de uma atenção especial para o correto gerenciamento.

As variáveis para definição de custos no gerenciamento de resíduos


Para ter uma noção dos custos envolvidos na gestão de resíduos, podemos identificar algumas variáveis relacionadas com atividades e profissionais que as executam:

  •         Consulta verbal com proposta de solução por escrito;

  •         Declaração de Conformidade Ambiental (DCA);

  •         Deslocamento e diária do profissional contratado;

  •         Testes de percolação;

  •         Hora técnica do profissional;

  •         Estudos de impacto ambiental;

  •         PGRS/PGRSS/PGRSCCD.


O volume de resíduos gerados também é uma variável fundamental. Quanto maior a geração de resíduos, maior os custos para gerenciá-los.

Para elaborar um plano de gerenciamento, os custos variam de acordo com a atividade em que a empresa atua, tipos e quantidade de resíduos gerados.

As consequências de não gerenciar corretamente os resíduos


Caso o gerenciamento de resíduos não seja realizado adequadamente, os custos serão ainda mais altos, pois incidirão penalidades pesadas, como multas, suspensão das atividades (temporária/permanente), prisão dos responsáveis. Dependendo da gravidade da infração, a empresa pode responder por todas as penalidades, comprometendo a visibilidade da marca e consequentemente a perda de clientes.

As vantagens de contratar uma empresa especializada


Uma alternativa para garantir que o gerenciamento de resíduos seja adequadamente realizado, cumprindo todos os requisitos legais e diminuir custos futuros com multas, é a contratação de uma empresa terceirizada especializada que ofereça os serviços de gerenciamento de resíduos, assim como o transporte e correto tratamento.

O gerenciamento de resíduos global oferece todas as soluções que sua empresa precisa e, consequentemente, o custo-benefício é muito atrativo. Além disso, a empresa especializada  presta assessoria para que a empresa geradora realize a dedutibilidade fiscal sobre IR e CSLL conforme garante a legislação ambiental.

Os principais objetivos da gestão global são:

  •         Adequação à lei;

  •         Otimização dos índices de sustentabilidade;

  •         Redução de custos;

  •         Treinamento e capacitação dos funcionários;

  •         Monitoramento dos indicadores.


Os custos com o gerenciamento de resíduos podem ser otimizados por meio do trabalho de uma empresa especializada que se encarrega das principais tarefas (coleta, armazenamento, comercialização de recicláveis, auditoria, transporte, tratamento e destinação final e outros), incluindo o tratamento dos resíduos em instalações próprias, melhorando o custo benefício, já que não haverá a necessidade de contratação de terceiros.

O que achou do post? Ajudou a esclarecer algumas dúvidas? Acompanhe todas as publicações de nosso blog com praticidade: basta assinar a nossa newsletter!
Tags: nbsp,resíduos,gerenciamento,empresa,plano,especializada,global,serviços,contratar,sólidos