Como realizar o correto descarte de lixo industrial?

Categoria: Descarte de resíduos | Publicado em 16 deDezembro de 2019

O lixo industrial se compõe de diferentes materiais que são passíveis de reaproveitamento, alguns necessitam de atenção especial na hora do descarte para evitar acidentes. O correto é separar o lixo utilizando embalagens ou caçambas seletivas. Assim, fica mais fácil decidir o que pode ou não ser reutilizado.

Além da poluição ambiental, o lixo produzido pela indústria tende a gerar danos a quem se envolve com ele diretamente. Por isso, itens de EPI são obrigatórios para assegurar que os profissionais envolvidos com as tarefas de descarte e limpeza. Saiba sobre o assunto, fazendo a leitura completa do artigo!

Os tipos de descarte de lixo industrial


O lixo industrial pode ter diferentes formas de descarte. É importante utilizar o tratamento e o descarte conforme a natureza dos resíduos porque se não forem devidamente tratados e descartados, os resíduos causarão um impacto maior no meio ambiente, afetando o ar, o solo, as fontes de água e a saúde da população.

A incineração


A incineração é um dos mais usados métodos para resíduos altamente perigosos, método que faz a queima controlada dos resíduos, evitando que sejam liberados gases tóxicos para a atmosfera. No caso de resíduos compostos somente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, são aplicados procedimentos para remover as cinzas.

Quando os materiais são altamente tóxicos, contendo fósforo, enxofre, cloro, é fundamental um sistema mais avançado para o tratamento dos gases que serão emitidos para a atmosfera.

O aterro


Outra forma de descarte é o aterro industrial, que deve ter sistema duplo de impermeabilização, o qual é feito geralmente de uma manta sintética com camada de argila compactada, com uma distância mínima de dois metros dos lençóis freáticos. Vale lembrar que este método é desencorajado globalmente, e no Brasil, à luz da lei, deve ser utilizado como a última opção (segundo a PNRS, Lei nº 12.305/10).

Para resíduos sólidos perigosos, também é fundamental usar um lugar naturalmente impermeável, com muita argila e baixo grau de saturação do solo. Os aterros sanitários industriais costumam apresentar custos mais baixos que o processo de incineração. De qualquer modo, os resíduos só são aterrados depois que passam por um processo de descontaminação e desintoxicação.

A reciclagem


A reciclagem também é uma forma de destinação do lixo das indústrias. Nesse caso, os resíduos são vendidos ou concedidos como matéria-prima para estimular o reaproveitamento, que oferece vantagens ambientais e econômicas.

O aproveitamento de outros métodos


Outros métodos que podem ser utilizados são: a neutralização, muito interessante para produtos ácidos e alcalinos; a secagem (mescla), que mistura resíduos secos e úmidos a fim de produzir materiais inertes, como a serragem; o encapsulamento, que torna os resíduos impermeáveis, revestindo-os com resina sintética.

Podem ser aproveitadas também a reciclagem química, que é a transformação química de um item que não seria mais utilizado em insumo aproveitável; e o coprocesamento, que se trata da destinação última dos resíduos em fornos de cimento, de forma a melhor aproveitar a energia em todo o processo.

Vale citar ainda a incorporação, usada na construção civil, por meio da qual agrega o lixo à massa de concreto ou de cerâmica no percentual adequado para não causar danos ao meio ambiente.

Um exemplo inspirador


Vamos citar um exemplo de uma empresa que investiu em sustentabilidade por meio da reciclagem. A Coca-Cola é uma das maiores indústrias do planeta e responsável por boa parte das garrafas pet descartadas. Para minimizar os impactos gerados na natureza, ela adotou um sistema de reciclagem dos produtos. É um projeto de longo prazo chamado de Coletivo Reciclagem, cuja pretensão é atuar em todo o mundo, reciclando todas as suas embalagens.

A importância de uma empresa especializada


Para evitar ações impróprias e até ilegais, é importante ter a assessoria de uma empresa especializada na gestão de lixo industrial. Contar com um parceiro com ampla expertise no Gerenciamento Global de Resíduos facilita a vida da empresa, diminuindo riscos trabalhistas e reduzindo custos com infraestrutura (equipamentos, espaço).

A empresa especializada pode efetivar as incinerações, o controle do descarte dos resíduos de saúde, o coprocessamento, o tratamento de resíduos com dedutibilidade fiscal, enfim. Todo o gerenciamento global de resíduos.

O lixo industrial necessita de uma gestão adequada e vale a pena recorrer a empresas especializadas nesse gerenciamento para evitar atritos com a lei e com a própria sociedade. Os problemas com o governo geram multas elevadas e detenções.

Visite os nossos perfis nas redes sociais. Basta entrar no LinkedIn e no Facebook e acompanhar nossas publicações!
Tags: resíduos,lixo,descarte,reciclagem,empresa,industrial,ou,sistema,forma,tratamento