Por que sua empresa deve se preocupar com a destinação de resíduos

Categoria: Descarte de resíduos | Publicado em 04 deNovembro de 2019

Toda empresa comprometida com a responsabilidade social preocupa-se em dar a destinação adequada aos resíduos produzidos durante suas atividades diárias. Isso garante que o meio ambiente não será impactado negativamente por um descarte inadequado. Garante também que a empresa não tenha problemas legais.

Esses são alguns motivos para que a organização assuma responsabilidade pelo destino e tratamento dos resíduos que gera. É sobre esse assunto que vamos tratar neste post. Continue a leitura e confira as razões pelas quais é importante para a empresa se preocupar com a destinação de resíduos!

Respeite as regras de destinação de resíduos


Um dos motivos que devem ser considerados quando se trata de dar a correta destinação de resíduos é a manutenção de um relacionamento positivo com o governo. Existe a legislação ambiental que trata desse assunto. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) foi o principal documento para que se desenvolvessem no Brasil leis e normas relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos.

No artigo 3º da citada lei, também chamada simplificadamente de PNRS, está fixado que: “a destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.”

Caso a empresa não cumpra os requisitos determinados pela lei, ela poderá ser penalizada. As penalidades envolvem multas pesadas e até a reclusão do responsável, sendo que o período de reclusão pode chegar até três anos.

Evite agressões ao meio ambiente


A empresa também deve se preocupar com a destinação de resíduos, já que resíduos lançados inadequadamente podem gerar muitos problemas ao meio ambiente. E o ecossistema também é nossa casa, estamos integrados a ele, nossas ações repercutem sobre o meio ambiente e nos atingem de volta. Estamos intimamente inseridos neste contexto e não fora dele.

O descarte apropriado oferece benefícios, como: a redução da poluição ambiental; a redução dos riscos de endemias (já que o lixo pode contribuir na disseminação de doenças); a melhoria na qualidade de vida (não só das pessoas, mas de todas as formas de vida); a redução das despesas com a limpeza urbana; o aumento da vida útil dos aterros, que passam a receber menos lixo.

Torne a empresa mais competitiva


A empresa que desenvolve uma economia sustentável destaca-se no mercado. Ela evita as penalidades, os processos judiciais morosos e caros, que comprometem sua reputação. Hoje em dia, os consumidores estão muito mais ligados às questões ambientais. Mesmo quando as pessoas não compreendem direito a dimensão do problema, não veem com bons olhos uma empresa que esteja envolvida em ações judiciais, aparecendo constantemente na TV e sendo citada na mídia como uma infratora da legislação ambiental.

Ou seja, a imagem da marca se corrompe perante todos, não somente diante dos consumidores, mas até de alguns fornecedores (que sentirão dúvidas em manter sua parceria com organizações que tenham o nome sujo), de investidores (que não aplicarão mais seu dinheiro em uma empresa que realiza práticas ilegais), de outros parceiros e, principalmente, dos concorrentes (muitos poderão até se aproveitar do fato para diminuir ainda mais a imagem da empresa).

Enfim, se sua empresa gerencia corretamente o descarte de resíduos, ela está conquistando um relevante diferencial que ajudará a construir uma boa reputação perante o mercado nacional e internacional, caso ela também trabalhe com exportações/importações.

A destinação de resíduos é uma estratégia para empresas comprometidas, mas também revela o nível de comprometimento social que ela tem com a sociedade e com o meio ambiente, ou seja, com o planeta em que habita.

Aproveite para compartilhar este post nas redes sociais para que outros leitores possam fazer bom uso de seu conteúdo ou leia mais em nosso blog!
Tags: resíduos,empresa,destinação,ambiente,até,ou,vida,mas,lei,descarte