Prevenção de emergências químicas: como fazer?

Categoria: Emergências Químicas | Publicado em 01 deMarço de 2021

Riscos presentes em indústrias, hospitais, clínicas, laboratórios, postos de combustíveis e várias outras empresas, podem acarretar em emergências químicas prejudicando a saúde e a vida dos trabalhadores e podendo causar danos irreversíveis ao meio ambiente.

Por isso, é muito importante que os profissionais envolvidos em atividades perigosas ou insalubres saibam lidar com situações de imprevisto. Saiba como fazer a prevenção de emergências químicas no artigo a seguir.

Casos considerados emergências químicas


Os tipos de emergências químicas podem variar de empresa para empresa, conforme os produtos químicos manipulados nela. Entretanto, entre os mais comuns podemos listar:

  • Derramamento de produtos perigosos e não perigosos em vias públicas, rios, mares e oceanos;

  • Incêndio com produtos inflamáveis;

  • Explosões;

  • Vazamento de substâncias oxidantes e corrosivas;

  • Intoxicação com vapores e gases;

  • Vazamento radioativo entre outros.


Como prevenir emergências químicas?


De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o primeiro passo para prevenir e combater emergências químicas é elaborar um Plano de Ação de Emergência (PAE)

Trata-se de um documento que contém todos os procedimentos técnicos e administrativos que devem ser seguidos pelos colaboradores e equipes de atendimento em casos de acidentes com produtos químicos. Entre os principais aspectos abordados no PAE, destacam-se os seguintes:

Identificação dos produtos químicos


O PAE deve conter a descrição dos produtos químicos presentes em cada ambiente, bem como as instalações locais. Além disso, também deve informar sobre a ocupação populacional e áreas ambientais ao redor do estabelecimento.

Hipóteses acidentais


Na sequência, o documento deve considerar uma série de hipóteses acidentais relacionadas ao tipo de produto químico explorado no local. Nesse aspecto, é preciso descrever onde podem ocorrer os eventos, quais tipos de acidentes podem acontecer e quais os impactos que eles podem causar no ambiente e ao seu redor.

Procedimentos emergenciais


Ademais, o Plano de Ação Emergencial também deve discriminar quais ações devem ser realizadas em casos de emergências químicas. O isolamento do local, paralisação das atividades, combate a incêndios, evacuação de pessoas, reparos emergenciais, atendimento a intoxicados e feridos são apenas algumas delas.

Ações pós-emergenciais


Logo após as ações de combate aos imprevistos com produtos químicos, são feitas análises e os devidos reparos para que o local afetado volte a funcionar normalmente.

A importância de contar com uma empresa especializada em emergências químicas


Em casos de emergências químicas, uma empresa especializada pode atender a sua empresa rapidamente. Elas contam com equipes técnicas e viaturas especiais que garantem agilidade em várias ocorrências.

Além disso, uma empresa especializada também possui veículos adequados para o transporte de produtos perigosos e químicos em geral. E ainda, podem cuidar desses resíduos até a destinação final deles. E tudo isso com a máxima segurança e confiabilidade em todos os processos, garantindo, inclusive, a rastreabilidade deles.

Se a sua empresa lida com produtos químicos ou perigosos, é preciso adequar-se às legislações ambientais para proteger a vida das pessoas, os recursos naturais e evitar multas e processos. Conheça as soluções da Silcon Ambiental para o seu negócio. Solicite a sua proposta.
Tags: emergências,produtos,empresa,químicos,podem,químicas,perigosos,deve,especializada,local