5 dicas para contratar uma empresa para o desenvase de aerossóis

Categoria: Gerenciamento de Resíduos | Publicado em 26 deOutubro de 2020

Os aerossóis se tornaram recorrentes na sociedade.  Eles estão presentes em inseticidas, desodorantes, medicamentos, produtos de limpeza. Porém, a aplicação de propanos, hidrocarbonetos voláteis, butanos e GLP (gás liquefeito de petróleo) impede que as embalagens sejam descartadas no lixo comum e sejam manuseadas por pessoas que não possuem os conhecimentos técnicos apropriados.

Por isso, para efetuar o desenvase de aerossóis, é necessário contratar profissionais capacitados, que compreendam o perigo e saibam cumprir o processo sem causar riscos a si mesmos, nem ao meio ambiente, nem às outras pessoas. Veja algumas dicas para escolher a empresa certa!

1. Verifique se a empresa é licenciada para o desenvase de aerossóis


As empresas que efetuam atividades na área de gestão de resíduos precisam de licenciamento dos órgãos competentes para trabalhar. Essa permissão confirma que a empresa realmente dispõe de conhecimentos e infraestrutura adequados para a realização de procedimentos que envolvem riscos.

Os aerossóis estão entre os materiais mais perigosos, pois podem causar poluição atmosférica e danos à saúde dos envolvidos e da população. Por esse motivo, as empresas precisam de licença para efetivar o desenvase de aerossóis.

2. Conheça os procedimentos que a empresa usa


A despressurização dos aerossóis deve ser feita em uma câmara fechada com total segurança. O processo precisa ser à prova de explosões, pois é um dos principais riscos que a manipulação inadequada pode causar. Daí, a necessidade de certificações que confirmem que realmente a empresa prioriza a segurança.

O processo consiste em separar todos os componentes do aerossol, principalmente os gases, que são reaproveitados como “energia verde”, sem emissões nocivas para a atmosfera. Dessa forma, além de aplicar os princípios da economia circular, a empresa reduz a emissão de gases que promovem o efeito estufa.

3. Certifique-se da descaracterização dos produtos


A descaracterização é um processo relevante na gestão de resíduos. As latas despressurizadas devem se submeter a esse processo, que consiste em picotar, prensar ou aplicar outros métodos sobre os produtos de modo que fiquem identificáveis e não possam mais ser associados à marca.

4. Escolha uma empresa que faça uma gestão global


Para otimizar a gestão de resíduos, vale a pena contratar os serviços de uma empresa que efetue todos os processos associados ao tratamento e destinação final dos resíduos — e não apenas o desenvase de aerossóis.

Assim, ela se encarregará de gerenciar outros resíduos que sua empresa pode produzir, principalmente se eles também são perigosos e precisam de tratamento específico, como coprocessamento ou incineração.

5. Confira o destino sustentável dos sólidos, líquidos e gases


É importante conhecer como a empresa trabalha depois que efetiva a despressurização dos aerossóis e saber qual o destino que os sólidos, gases e líquidos recebem.

Após a despressurização das latas em circuito fechado, em instalações próprias e seguras da empresa, realiza-se a descaracterização dos materiais.

Os resíduos sólidos, que são as latas despressurizadas, devem ser encaminhadas para a reciclagem. Os resíduos líquidos originados do desenvase de aerossóis podem ter destinações diferentes: incineração, reciclagem, coprocessamento e até devolução ao fabricante. Os resíduos gasosos (que costumam ser os mais perigosos) também podem passar pelo processo de reciclagem e tratamento, o que resulta na produção de ar descontaminado e puro.

Para realização do desenvase de aerossóis, você deve escolher uma empresa de confiança, com boa reputação e certificações. Ela deve também permitir a rastreabilidade dos produtos. Todos esses pontos confirmam que a empresa está qualificada de verdade para efetuar o desenvase de aerossóis e outros procedimentos associados à gestão de resíduos.

Apesar de já termos explicado aqui alguns detalhes sobre a despressurização de aerossóis, vale a pena saber mais sobre esse tratamento de resíduos e sua tecnologia. Veja como realizar o desenvase de aerossóis de forma segura!
Tags: empresa,aerossóis,resíduos,desenvase,processo,gestão,despressurização,tratamento,sólidos,causar