Resíduos químicos: qual a melhor forma para o descarte?

Categoria: Gerenciamento de Resíduos | Publicado em 21 deDezembro de 2020

São considerados resíduos químicos, resíduos contendo produtos químicos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. São resultantes de atividades industriais, laboratoriais, ensino e pesquisa e em estabelecimentos de saúde.

Apenas empresas especializadas e com certificação podem realizar o tratamento e o descarte dos resíduos químicos, pois avaliam qual o melhor tratamento a ser realizado. Saiba mais sobre esse assunto importante para que a empresa geradora de resíduos se mantenha sustentável e em dia com a lei!

Os perigos dos resíduos químicos


resíduos químicos de diversos tipos como ácidos, sais, solventes e misturas provenientes de reações. Tais resíduos, quando descartados ou lançados inadequadamente no meio ambiente podem contaminar solos, água, lençóis freáticos, tornando a água imprópria para consumo.

Por isso é fundamental contratar empresas especializadas para o descarte de resíduos perigosos, principalmente quando tratamos de resíduos químicos perigosos. Assim, é possível evitar danos ao meio ambiente e à saúde da comunidade.

Os tipos de resíduos químicos


Resíduos químicos provenientes de indústrias químicas, farmacêuticas e estabelecimentos de saúde são classificados pela NBR 10004/2004 como resíduos perigosos Classe I.

Medicamentos vencidos ou em desuso, produtos químicos como álcoois, ácidos, tintas, misturas provenientes de reações são alguns exemplos de resíduos químicos perigosos.

O descarte conforme a classificação


A Organização das Nações Unidas - ONU classifica os produtos químicos e seus resíduos de acordo com a periculosidade apresentada, separando-os em 9 classes:

  • Classe 1: explosivos;

  • Classe 2: gases;

  • Classe 3: líquidos inflamáveis;

  • Classe 4: sólidos inflamáveis;

  • Classe 5: substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;

  • Classe 6: substâncias tóxicas e substâncias infectantes;

  • Classe 7: material radioativo;

  • Classe 8: substâncias corrosivas;

  • Classe 9: substâncias e artigos perigosos diversos, incluindo substâncias que

  • apresentem risco para o meio ambiente.


De acordo com essa classificação a empresa especializada realiza a segregação, acondicionamento, tratamento e destinação final.

O tratamento dos resíduos químicos


O tipo de tratamento vai depender da classificação e características que o resíduo químico apresenta.

A empresa especializada indica qual o tratamento mais adequado, podendo ser incineração, ou coprocessamento.

Como dissemos, os resíduos químicos oferecem grandes riscos à saúde e ao meio ambiente, por isso precisamos ter bastante atenção no seu gerenciamento, desde a geração até a destinação final.Esteja preparado! Veja como proceder em uma emergência química.

 
Tags: resíduos,químicos, classe,substâncias,tratamento,saúde,ou,ambiente,perigosos,empresa