Manufatura reversa: 4 benefícios de contar com uma empresa especializada no processo

Categoria: Certificados | Publicado em 11 deNovembro de 2020

A manufatura reversa é mais uma das soluções sustentáveis recomendadas para as indústrias. Por meio dela, os resíduos são reintroduzidos no ciclo de produção da própria indústria que os gerou (ou mesmo de outras indústrias).

Ela é aplicada principalmente quando se tratam de resíduos eletrônicos. Trata-se de uma estratégia de economia circular, que minimiza impactos ambientais sérios.

Por exemplo, materiais eletrônicos são considerados perigosos e seu descarte em lixões ou em aterros sem o prévio tratamento contribui para a poluição ambiental e também pode afetar a saúde de pessoas e animais.

Mas é importante que o processo de economia circular seja gerenciado por uma empresa qualificada. Vamos mostrar, portanto, 4 vantagens de contratar uma empresa especializada na manufatura reversa!

1. A garantia de descaracterização dos materiais na manufatura reversa


Um dos principais cuidados que a empresa geradora deve ter é o de não permitir que seu nome permaneça associado a itens que geram algum tipo de dano ao meio ambiente.

Por isso, durante a manufatura reversa, a empresa especializada recorre a estratégias de descaracterização dos materiais. A descaracterização suspende definitivamente qualquer elo que ainda possa existir entre o item e a empresa que o gerou.

Somente depois desse processo, eles são enviados para o processo de reciclagem. Por esse motivo, a descaracterização é conhecida também como “proteção à marca”. É uma prioridade das empresas especializadas, que entendem o quanto é importante que a empresa-cliente não tenha sua imagem prejudicada.

2. A descontaminação dos materiais antes da desmontagem


Ainda que a desmontagem e a descaracterização sejam prioritárias, também é importante que os resíduos sejam descontaminados antes desse processo. Alguns equipamentos eletrônicos podem apresentar riscos biológicos. Então, eles devem, antes da desmontagem, descaracterização e reciclagem, ser descontaminados.

Os itens contaminados biologicamente são enviados para uma instalação própria da empresa especializada e submetidos a processos que elimine os riscos biológicos, como a esterilização. Após esse processo, são enviados para as etapas seguintes.

3. A rastreabilidade dos produtos na manufatura reversa


A rastreabilidade é uma forma de assegurar a transparência na gestão de resíduos. A empresa que gera os resíduos consegue acompanhar todo o processo de gestão, mantendo o devido controle sobre eles.

Com a ajuda de um software específico, a empresa especializada permite que seu cliente acompanhe todas as etapas da manufatura reversa, inclusive o tratamento e a destinação final, no caso, a reinserção dos itens na cadeia de produção industrial.

Por meio de procedimentos laboratoriais certificados, a empresa especializada emite o laudo fotográfico, um documento que especifica todas as etapas do processo:

  •         Recebimento;

  •         Armazenagem;

  •         Triagem;

  •         Desmontagem;

  •         Descaraterização;

  •         Balanço da massa dos subprodutos resultantes.


4. O aproveitamento de partes não recicláveis em instalações próprias


Na manufatura reversa, algumas partes dos materiais podem não ser passíveis de reciclagem. Isso significa que as empresas parceiras que efetuam reciclagem não recebem esses itens. É importante lembrar que a empresa especializada na gestão de resíduos e em logística reversa pode contar com empresas parceiras para realizar certas operações. Mas essa parceria está incluída na gestão global de resíduos, ou seja, a empresa contratante não tem nenhum trabalho ou custo extra com esse serviço.

Bem, mas quando há itens que não são recicláveis, o que a empresa especializada faz? Ela se encarrega de dar o devido tratamento a esses materiais em suas próprias instalações. Uma das soluções é a reciclagem térmica, ou energética,

Os resíduos que não podem ser reciclados de forma física, biológica ou química são importantes para a reciclagem térmica, pois geram combustão e evitam a utilização de óleo diesel e óleo combustível.

Essas são algumas vantagens quando você contrata uma empresa especializada em manufatura reversa para gerenciar eletrônicos e outros materiais descartados que se ajustam a esse processo.

Gostou de nosso post? Você pode se interessar por outros de nossos posts. Inclusive, nas redes sociais! Então, aproveite para nos seguir no Facebook e no LinkedIn!
Tags:  ,empresa,manufatura,resíduos,especializada,materiais,reversa,reciclagem,descaracterização,processo