Conheça os tipos de resíduos e como classificá-los na sua empresa

Categoria: Descarte de resíduos | Publicado em 15 deFevereiro de 2021

Os tipos de resíduos causam muitas dúvidas, pois é importante conhecê-los para fazer o descarte correto. Para várias empresas, esse é um tema fundamental, pois elas precisam estar alinhadas à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS).

A NBR 10.004 é a responsável por classificar os tipos de resíduos, levando em consideração principalmente a periculosidade. Confira mais a seguir.

Tipos de resíduos


Os tipos de resíduos se dividem primeiramente em duas classes:

  • Classe I (perigosos);

  • Classe II (não perigosos).


Dentro das classes há outras divisões, mas primeiro é importante identificar o tipo de resíduo que sua empresa gera. A seguir você entenderá melhor cada classe.

Classe I


Os tipos de resíduos perigosos, chamados de Classe 1, incluem aqueles que devido às suas propriedades são de alto risco para a saúde e para o meio ambiente. Portanto, podemos considerar entre eles os explosivos e os inflamáveis, além de substâncias tóxicas, infectantes e corrosivas. Ainda, os gases comprimidos e as substâncias radioativas também fazem parte dessa classificação.

Em ambos os casos, tanto a manipulação quanto o transporte e o descarte dos produtos deve ser realizado por profissionais especializados. Saiba como a Silcon Sustech Ecosystem pode ajudar.

Classe II


Já a classe II é subdividida entre dois tipos de resíduos: Não Inertes e Inertes. Quanto aos resíduos Não Inertes, são aqueles que não apresentam periculosidade. Essa classificação foi definida pelo fato de eles serem biodegradáveis ou solúveis em água, como por exemplo, os detergentes de uso doméstico.

Já os resíduos Inertes, ao contrário do primeiro, são aqueles que não possuem a capacidade de decomposição e ficam por anos na natureza. Por isso, muitos deles são recicláveis ou não causam contaminação no lençol freático, como entulhos da construção civil.

Como fazer a gestão dos vários tipos de resíduos sólidos?


Conforme a PNRS estipula, as indústrias e empresas devem criar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Isso acontece pois são definidos como geradores de resíduos.

Indústrias farmacêuticas, hospitais, indústria alimentícia ou eletrônica, por exemplo, devem ter o seu plano. Além disso, esse plano deve focar na redução dos resíduos, na reutilização e na reciclagem quando possível.

A existência de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos não é apenas uma medida voluntária. Ela é obrigatória para que a empresa obtenha o seu licenciamento ambiental. As exigências, contudo, podem variar conforme as leis municipais.

Ainda, um Plano de Gerenciamento também auxilia a economizar na hora de realizar o descarte correto. Por isso, entender os tipos de resíduos gerados na empresa é fundamental para o pleno funcionamento.

Mas afinal, como fazer isso? Nesse caso, o melhor caminho é contar com uma empresa especializada em gerenciamento de resíduos, como a Silcon Sustech Ecosystem. Há mais de 25 anos no mercado, oferecemos as melhores soluções para que a sua empresa possa operar de forma sustentável, com o menor impacto possível para o meio ambiente. Solicite a sua proposta.
Tags: resíduos,tipos,empresa,plano,gerenciamento,isso,inertes,fazer,ou,descarte