Sustentabilidade: por que sua empresa deve pensar hoje mesmo no assunto

Categoria: Descarte de resíduos | Publicado em 18 deNovembro de 2019

A adoção de práticas sustentáveis nas rotinas de gestão da empresa a tornam mais segura aos olhos de investidores e clientes. Portanto, investir em sustentabilidade significa um retorno objetivo aos resultados do negócio. Mas o que sabemos sobre ser sustentável? Para se chegar a essa conclusão, é preciso entender melhor seu conceito e como esse tema pode influenciar no nosso estilo de vida.

Do latim sustentare, significa defender, favorecer, apoiar, conservar. Teve sua origem em Estocolmo, Suécia em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Foi a primeira Convenção a tratar sobre a questão do meio ambiente com tanta veemência. Graças a essa Convenção, o tema sobre meio ambiente continuou sendo pauta em muitas reuniões internacionais da ONU.

Dentro deste tema, foram surgindo subtemas, que expandiu a questão do ser sustentável. Com base no conceito apresentado anteriormente, podemos entender um pouco mais sobre sustentabilidade. Faça a leitura do artigo e veja mais informações!

A sustentabilidade através dos anos


Após a Convenção de 1972, muitos assuntos relacionados ao meio ambiente começaram a fazer parte das pautas de reuniões internacionais. Os governos viram que os recursos naturais disponíveis poderiam se tornar escassos a qualquer momento e que, se algo não fosse feito, poderia ser tarde demais.

Nesse momento surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável. Esse novo tema tem como premissa utilizar os recursos naturais a longo prazo, sem deteriorar o ecossistema. Dessa forma, os recursos naturais poderiam ser usados de forma consciente. O termo surgiu durante a Eco 92 realizada no Brasil em 1992, dando origem também a chamada Agenda 21.

Este documento tinha como objetivo trazer uma reflexão sobre a questão ambiental e buscava trazer a conscientização a nível global. A sustentabilidade já estava se tornando uma questão que envolvia a política, a economia, o mercado empresarial.

A adoção de práticas sustentáveis


Com todas as atenções voltadas para esse tema, as pessoas começaram a adotar práticas sustentáveis para conservação do meio ambiente. Reciclagem, produtos substitutos de materiais plásticos são só algumas práticas que começaram a fazer parte da rotina das empresas. Mas ser sustentável em escala global exige recursos financeiros, o que pode gerar algumas limitações para determinadas organizações.

Empresas que buscam se tornar mais sustentáveis ou que já usufruem de tecnologia sustentável muitas vezes lidam com a gestão da utilização de resíduos químicos. Muitas delas, inclusive, ainda utilizam os oceanos como depósito de material químico — o que prejudica o ecossistema dos oceanos. Mesmo sabendo que há formas de despejar esses resíduos de forma limpa e sustentável, algumas delas burlam as regras ambientais.

A sustentabilidade no dia a dia


Ser sustentável pode ir muito além de cuidar do ambiente externo que vivemos. Podemos começar sendo sustentáveis em nossa alimentação, nos produtos que consumimos fora de casa.

Atualmente, empresas do ramo alimentício têm buscado investir em uma alimentação mais saudável, deixando de utilizar produtos industrializados. Foi comprovado cientificamente que a substituição de produtos industrializados por produtos sustentáveis e/ou recicláveis reduzem riscos de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Hoje em dia, canudos de plásticos estão sendo substituídos por canudos de metal e de papel reciclável, a indústria da moda também está cada vez mais preocupada com sua pegada ambiental e criou o conceito de moda sustentável, que visa à criação de vestimentas a partir de produtos naturais ou de tecidos reciclados.

Para empresas que trabalham com produtos químicos, como a indústria farmacêutica, as práticas sustentáveis consistem basicamente em realizar o descarte correto dos resíduos, destinando-os aos tratamentos mais adequados, já que esses produtos estão entre os mais perigosos e atraem muito a atenção dos órgãos fiscalizadores.

A sustentabilidade é um tema muito atual, que precisa integrar os assuntos prioritários na gestão corporativa. Assim, a empresa garantirá um espaço no mercado concorrido, estará em dia com a legislação ambiental e terá uma boa imagem perante a população consumidora!

Para compreender ainda mais sobre práticas sustentáveis, saiba por que aplicar a logística reversa nas empresas!

 
Tags: produtos,sustentável,sustentáveis,tema,ambiente,práticas,sustentabilidade,recursos,naturais,conceito