Tratamento de resíduos industriais: 4 maneiras de se aprimorar tecnicamente e reduzir os custos

Categoria: Gerenciamento de Resíduos | Publicado em 26 deAgosto de 2019

Os resíduos produzidos por uma indústria precisam ser manejados corretamente. Da geração até o descarte, é essencial que tudo aconteça de maneira consistente e dentro do previsto. Então, é interessante pensar no tratamento de resíduos industriais como uma tarefa a ser executada.

Mais que apenas realizá-la, é indispensável buscar formas de se aprimorar tecnicamente e, assim, reduzir os custos associados. Desse modo, é possível obter os melhores resultados e se destacar no mercado.

A seguir, confira algumas dicas que vão ajudá-lo a lidar com a geração de resíduos e a melhor forma de tratá-lo..

1. Conheça quais são os resíduos gerados 


O primeiro passo para uma gestão de qualidade é compreender quais são os resíduos gerados dentro do espaço da empresa. A ideia é conhecer os elementos perigosos, o que precisa de cuidado especial, o que pode ser reciclado e assim por diante.

Além de levantar os tipos de resíduos, é interessante fazer uma classificação. A NBR 10.004:2004 é a norma técnica que determina essas classes entre os sólidos e que ajuda a definir quais são os pontos de maior atenção.

Esse diagnóstico inicial auxilia a montar um plano de gerenciamento para cada tipo de resíduos, de modo a atender às principais exigências legais.

2. Acerte no acondicionamento e transporte no tratamento de resíduos industriais


Após o reconhecimento inicial, é preciso pensar na logística e em todas as etapas que devem ser executadas. Como o objetivo é reduzir os custos e aumentar a capacidade técnica, tenha um cuidado extra nesse momento.

Defina, por exemplo, o acondicionamento e a identificação correta para os resíduos, de acordo com o volume e as recomendações de isolamento. Pense na praticidade, mas não se esqueça da segurança e da conveniência.

Além disso, escolha o local de armazenamento temporário, antes do descarte apropriado. Como essa tarefa ocupa espaço e gasta recursos, tem que ser planejada de maneira altamente estratégica.

3. Fique de olho nas novas regras e determinações 


Ao falar em tratamento de resíduos industriais, não dá para ignorar a importância de acompanhar o que define a lei. Nesse sentido, o ideal é contar com apoio completo de toda a legislação e suas atualizações.

Veja, por exemplo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a do Meio Ambiente, de modo a não infringir nenhuma determinação federal. Localmente, confira se o Estado possui regras ou mesmo se o seu tipo de estabelecimento apresenta alguma imposição extra.

O objetivo é garantir o cumprimento de todas as exigências, o que demanda atenção especial a esses pontos.

4. Contrate um facilitador para executar a tarefa


Por mais que o tratamento de resíduos industriais seja importante, ele não é a atividade-fim do seu empreendimento. Então, dedicar tempo e esforço em excesso aumenta os custos sem um retorno palpável na mesma medida. Por outro lado, não é possível ignorar as determinações.

Um modo eficiente de simplificar a etapa, ao mesmo tempo em que amplia a sua capacidade técnica e diminui os recursos, é contar com um facilitador. Ao contratar uma empresa especializada, você garante que o processo aconteça da melhor maneira, já que há uma equipe capacitada e dedicada para a atividade.

Na hora de tomar a decisão, confira se o parceiro é especialista e possui  soluções globais no gerenciamento e tratamento de diversos tipos de resíduos, pois isso faz o empreendimento ter qualidade e ser reconhecido, isso faz a diferença para os resultados no final.

O tratamento de resíduos industriais pode ser aprimorado com algumas ações simples. Com essas dicas, é possível reduzir os custos e garantir ainda mais efetividade de atuação.

Para ficar sempre por dentro e acompanhar outras novidades, curta nossa página no Facebook e fique de olho em nossas publicações do LinkedIn!
Tags: resíduos,tratamento,industriais,maneira,possível,reduzir,técnica,recursos,facilitador,qualidade