Gerenciamento de resíduos: como funciona o processo de proteção da marca?
Categoria: Proteção à Marca | Publicado em 28 deOutubro de 2020
A gestão de resíduos envolve diversas etapas. Uma das mais importantes é a proteção da marca. Ela garante que o nome da indústria ou empresa geradora de resíduos não fique associado a materiais que podem causar problemas ambientais. A organização deseja que seu nome fique associado a práticas sustentáveis.
Por isso, na hora de contratar uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos, é importante se certificar de que ela realmente vai efetivar todas as etapas necessárias para garantir procedimentos seguros, de acordo com as determinações legais. E que a proteção da marca fique assegurada. Entenda melhor a seguir!
A etapa do gerenciamento de resíduos conhecida como “descaracterização de resíduos” é crucial para a proteção da marca. Ela deve ser aplicada sempre que for necessário proteger as informações e a própria imagem da empresa quando estão impressas em embalagens e pallets.
Como exemplos de ocasiões em que a marca pode ficar comprometida perante a sociedade, podemos citar acidentes ambientais e vazamento de informações estratégicas.
Por isso, a gestão de resíduos se preocupa sempre em destruir completamente os indícios de que a empresa está associada a materiais que terão um novo destino e serão reintegrados à cadeia produtiva (de sua ou outra empresa) por meio da reciclagem ou reaproveitamento.
A descaracterização de resíduos geralmente é feita por meio da picotagem e trituração. No caso de embalagens, separa-se o produto principal da embalagem. Isso torna mais fácil a reciclagem, o posterior reaproveitamento dos itens. Não há riscos de exposição da marca em subprodutos que venham a ser criados a partir desses resíduos.
A descaracterização se aplica a praticamente a todos os materiais, inclusive aqueles que são classificados como “perigosos”, tirar químicos, resíduos de serviços de saúde (RSS), bem como no setor alimentício e de bebidas. Muitas vezes, esses itens necessitam de descaracterização devido à não conformidade identificada no controle de qualidade ao final do processo de produção.
Vamos mostrar alguns benefícios da descaracterização de produtos no gerenciamento de resíduos:
Para efetivar um gerenciamento de resíduos eficiente, o ideal é contratar uma empresa especializada no assunto. Certifique-se de que ela efetua, de fato, o processo de proteção à marca. Ao final, ela deve emitir o certificado de destinação final, além de garantir a rastreabilidade.
Quando falamos em gerenciamento de resíduos, entramos em um assunto sério, que envolve toda a sociedade, os consumidores, os fornecedores, o governo, os órgãos privados. É importante contar com o suporte de uma organização idônea, que não permita que a imagem da marca fique associada a produtos nocivos ou à agressão ao meio ambiente.
Veja como a irresponsabilidade pode gerar graves consequências à natureza. Confira 3 danos ambientais causados ao meio ambiente pela má gestão de resíduos. Não deixe que o nome de sua empresa fique associado a nenhum deles!
Por isso, na hora de contratar uma empresa especializada no gerenciamento de resíduos, é importante se certificar de que ela realmente vai efetivar todas as etapas necessárias para garantir procedimentos seguros, de acordo com as determinações legais. E que a proteção da marca fique assegurada. Entenda melhor a seguir!
O que é a descaracterização de resíduos?
A etapa do gerenciamento de resíduos conhecida como “descaracterização de resíduos” é crucial para a proteção da marca. Ela deve ser aplicada sempre que for necessário proteger as informações e a própria imagem da empresa quando estão impressas em embalagens e pallets.
Como exemplos de ocasiões em que a marca pode ficar comprometida perante a sociedade, podemos citar acidentes ambientais e vazamento de informações estratégicas.
Por isso, a gestão de resíduos se preocupa sempre em destruir completamente os indícios de que a empresa está associada a materiais que terão um novo destino e serão reintegrados à cadeia produtiva (de sua ou outra empresa) por meio da reciclagem ou reaproveitamento.
Como é feito esse processo?
A descaracterização de resíduos geralmente é feita por meio da picotagem e trituração. No caso de embalagens, separa-se o produto principal da embalagem. Isso torna mais fácil a reciclagem, o posterior reaproveitamento dos itens. Não há riscos de exposição da marca em subprodutos que venham a ser criados a partir desses resíduos.
A descaracterização se aplica a praticamente a todos os materiais, inclusive aqueles que são classificados como “perigosos”, tirar químicos, resíduos de serviços de saúde (RSS), bem como no setor alimentício e de bebidas. Muitas vezes, esses itens necessitam de descaracterização devido à não conformidade identificada no controle de qualidade ao final do processo de produção.
Quais as vantagens da descaracterização de produtos?
Vamos mostrar alguns benefícios da descaracterização de produtos no gerenciamento de resíduos:
- Proteção à imagem da empresa: impede que a marca fique associada a produtos que podem causar danos ao meio ambiente e às pessoas;
- Garantia de segurança e transparência no descarte de resíduos: a empresa geradora dos resíduos garante que eles tenham a destinação adequada;
- Envio de produtos para reciclagem ou tratamento (mesmo os não recicláveis têm a destinação mais apropriada);
- Reintegração de materiais na cadeia produtiva: os elementos em bom estado são aproveitados na cadeia produtiva, uma solução sustentável;
- Redução da quantidade de resíduo gerado: dessa forma, fica assegurada a proteção ao meio ambiente;
- Agregação de maior valor à marca devido à sua responsabilidade social e ambiental: a maioria dos consumidores preferem ser clientes de empresas que assumem essa posição.
Como realizar um gerenciamento de resíduos eficiente?
Para efetivar um gerenciamento de resíduos eficiente, o ideal é contratar uma empresa especializada no assunto. Certifique-se de que ela efetua, de fato, o processo de proteção à marca. Ao final, ela deve emitir o certificado de destinação final, além de garantir a rastreabilidade.
Quando falamos em gerenciamento de resíduos, entramos em um assunto sério, que envolve toda a sociedade, os consumidores, os fornecedores, o governo, os órgãos privados. É importante contar com o suporte de uma organização idônea, que não permita que a imagem da marca fique associada a produtos nocivos ou à agressão ao meio ambiente.
Veja como a irresponsabilidade pode gerar graves consequências à natureza. Confira 3 danos ambientais causados ao meio ambiente pela má gestão de resíduos. Não deixe que o nome de sua empresa fique associado a nenhum deles!
Tags: ,resíduos,marca,empresa,descaracterização,proteção,fique,gerenciamento,ou,produtos