5 boas práticas de sustentabilidade para empresas

Categoria: Gerenciamento de Resíduos | Publicado em 27 deNovembro de 2019

O conceito de sustentabilidade tem sido tão explorado pela mídia que chegou a ficar banalizado. Mas sua importância permanece e cresce cada vez mais. É necessário ter cuidados para não desmerecer o assunto, tornando-o menos relevante do que é. O termo refere-se a mais que simplesmente questões ambientais.

Ele se refere a um sistema que envolve três valores muito importantes: pessoas, planeta e lucro. Em inglês, People, Planet e Profit (os 3 Ps). Veja a seguir algumas boas práticas de sustentabilidade para as empresas colocarem o quanto antes em funcionamento!

1. Avalie a cadeia de fornecedores


Uma imagem corporativa leva anos para se consolidar e, em poucos minutos, pode ser arruinada. Isso pode ocorrer com mais rapidez na era digital, em que as informações são transmitidas de forma instantânea.

Escolher fornecedores deve ser uma ação tomada com muito cuidado, feita com muita prudência, levando em conta os valores sociais, econômicos, ambientais que são compartilhados. Se os fornecedores não seguem princípios sustentáveis, sua imagem, cedo ou tarde, se comprometerá perante a sociedade e, caso eles sejam seus parceiros, sua reputação também será prejudicada.

2. Reduza o uso de papel


Com a digitalização, as empresas puderam reduzir o uso de papel, atitude que certamente é muito sustentável, considerando o desmatamento e a extinção de diferentes espécies vegetais. A digitalização evita a derrubada das árvores e diminui a emissão de poluentes para a atmosfera. Além de usar documentos digitais e digitalizar os documentos físicos que existem na organização, você pode fazer uso de papéis reciclados ou ainda de rascunhos quando necessitar fazer impressões.

3. Ajude a gerar mais empregos


O desemprego é um mal social, uma “enfermidade”. Pessoas desempregadas não geram renda para manter suas famílias, para ter uma boa qualidade de vida, para comprar uma casa própria, nem usufruir de alimentação satisfatória.

Para muitos, a mendicância é uma forma de trabalho, o que denigre ainda mais a imagem de uma nação. E, embora não seja uma regra, pois envolve também a formação do caráter, os princípios éticos, o desemprego pode ser um dos fatores que ajudam a aumentar o nível de criminalidade no Brasil.

4. Seja transparente com seus colaboradores


Outra boa prática de sustentabilidade é manter a transparência junto aos clientes internos e os colaboradores. Essa transparência tem como objetivo deixar os profissionais a par de tudo que está acontecendo na organização. Essa prática contribui na otimização do clima organizacional e facilita o aumento da produtividade da equipe, o que reflete, naturalmente, na geração de lucros para a organização.

5. Economize energia elétrica para aplicar sustentabilidade


Equipamentos mais antigos costumam gastar mais energia. Por isso, uma medida eficaz é substituir os antigos equipamentos por outros mais modernos, que apresentem selo de consumo A. Além de contribuir para a preservação dos recursos naturais, a empresa também ganha financeiramente, pois consegue reduzir despesas com energia elétrica.

O uso de lâmpadas LED - mais econômicas - e a implantação de medidas simples como desligar equipamentos como ar-condicionado e monitores quando não estão em uso e/ou durante a noite, também refletem diretamente na diminuição no consumo de energia elétrica.

Há também fontes alternativas para gerar energia. A energia solar e a energia eólica são limpas e, apesar de exigirem investimento financeiro de longo prazo, as vantagens em relação à sustentabilidade acontecem em curto prazo.

Essas são algumas práticas que uma empresa pode adotar para seguir os princípios da sustentabilidade, tornando-se mais competitiva, econômica e melhorando o relacionamento com clientes internos e externos.

Aproveite para interagir com a gente, siga nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn.
Tags: energia,uso,sustentabilidade,imagem,princípios,isso,reduzir,envolve,documentos,valores