Qual é o destino do lixo da indústria no Brasil?

Categoria: Gerenciamento de Resíduos | Publicado em 02 deSetembro de 2019

O lixo industrial é um dos maiores responsáveis pela poluição ambiental no Brasil e no mundo. Os efeitos que causa no meio ambiente são muito graves! Ele resulta de atividades de produção dos mais diferentes tipos de indústria.

Na composição do lixo industrial, existem certos produtos em elevada quantidade, como metais pesados, solventes, pesticidas e outros produtos perigosos de natureza química.

A destinação correta desses resíduos é o que garante que não venham a causar danos de difícil reparação, da mesma forma que ocorre com o lixo hospitalar, radioativo, eletrônico e orgânico. Confira qual é o destino do lixo proveniente da indústria brasileira!

1. O aterramento


O lixo industrial pode ser aterrado em locais especiais. Os aterros sanitários industriais devem contar com dupla impermeabilização. São construídos, na maioria das vezes, com uma manta sintética colocada sobre uma camada de argila compacta, respeitando uma distância de, no mínimo, 2 metros do lençol freático.

Quando os resíduos pertencem à Classe I, que envolve os sólidos perigosos, contaminantes e tóxicos, o lugar de aterro precisa ser naturalmente impermeável, com predominância de argila e baixa saturação do solo.

É uma forma de descarte muito usada porque envolve menos gastos que a incineração. Para ter uma noção precisa dos custos, considere que, para incinerar uma tonelada de lixo industrial, gasta-se aproximadamente 10 vezes mais que para aterrar.

2. A incineração


Outro destino do lixo industrial do país é a incineração. Esse processo reduz os resíduos a gases e a materiais inertes por meio da queima controlada. Esse método pode gerar controvérsias por ser mais caro e, caso operado inadequadamente, ser danoso ao meio ambiente, porém para alguns resíduos como agroquímicos e organoclorados pode não haver alternativa de tratamento, e empresas sérias podem realizar o processo de forma absolutamente segura ao meio ambiente.

O método apresenta características especiais de eliminação conforme o tipo de lixo. Se os resíduos forem formados somente por átomos de hidrogênio, carbono e oxigênio, é fundamental que exista um procedimento cuidadoso para remover as cinzas.

No caso de materiais tóxicos, como fósforo, cloro, ou enxofre, exige-se um complexo sistema para tratar os gases originados da queima, a fim de garantir que sejam lançados na atmosfera com segurança.

3. A reciclagem


A reciclagem também é um destino do lixo cada vez mais comum nas indústrias brasileiras. Alguns resíduos podem representar custo para o gerador mas muitos podem ser vendidos ou doados como matéria-prima para indústrias de transformação. O fundamental é garantir que o processo seja realizado em empresas licenciadas e que ofereçam comprovação da rastreabilidade de seus processos.

Para estimular esse método de reaproveitamento, foi criado o Sistema Integrado de Bolsa de Resíduos pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Esse sistema reúne um total superior a 3.600 indústrias que disponibilizam ou apresentam interesse pelo tipo de material descartado.

A reciclagem traz muitos benefícios, como:

  • A redução do consumo de matéria-prima;

  • A diminuição do volume de lixo;

  • Evita a poluição ambiental, inclusive a atmosférica;

  • A redução dos gastos com matéria-prima;

  • A redução da quantidade de lixo que precisa ser aterrado, que é uma solução para o problema de superlotação nos aterros sanitários e também aumenta a vida útil dos aterros, diminuindo gastos com coleta;

  • A economia da energia e a preservação dos recursos naturais;

  • A geração de empregos diretos e indiretos (inclusive, surgem muitas micro empresas de reciclagem);

  • O desenvolvimento da consciência ambiental na população;


Enfim, a reciclagem é um método econômico e inteligente de descartar os resíduos industriais, pois o lixo retorna ao ciclo de produção e ganha “uma nova cara”.

4. O destino do lixo com o uso de outros métodos


O lixo industrial pode ter outras destinações, como as que seguem abaixo:

  • A mistura de resíduos secos e úmidos para a criação de materiais inertes, como a serragem (secagem ou mescla);

  • A neutralização aplicada em resíduos alcalinos ou ácidos;

  • O revestimento dos materiais com resina sintética para que se tornem impermeáveis (encapsulamento);

  • A combinação do lixo com a massa de concreto ou de cerâmica na medida adequada para não causar prejuízos ao meio ambiente (incorporação).


A utilização do lixo com combustível em fábricas de cimento (co-processamento) varia conforme o seu grau de periculosidade. É importante conhecer quais os métodos usados para descartar os resíduos das indústrias a fim de aumentar sua conscientização ambiental.

Agora que já conhece mais sobre a destinação do lixo, aproveite para seguir a empresa nas redes sociais: LinkedIn e Facebook!
Tags: lixo,resíduos, a,ou,industrial,destino,indústrias,materiais,método,sistema