Marketing verde: como fazer?

Categoria: Sustentabilidade | Publicado em 25 deNovembro de 2020

O marketing verde é uma estratégia que promovem benefícios ao meio ambiente, na parte de produção, operações e na divulgação do produto/serviço. Outras denominações são: ecomarketing e marketing ambiental.

Trata-se de um conjunto de ações importantes para as empresas. Elas contribuem para valorizar a imagem da organização diante dos consumidores. Afinal, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e sustentabilidade.

Atualmente, a sociedade opta por comprar em empresas que adotam práticas sustentáveis e até boicotam as que causam algum tipo de agressão ao meio ambiente. Saiba mais sobre o marketing verde e como é possível realizá-lo em seu negócio!

Entenda o conceito de marketing verde


Você já sabe: o marketing verde é uma estratégia com forte apelo ambiental. Os produtos e serviços prestados pela empresa devem gerar benefícios para o meio ambiente ou, pelo menos, não causar nenhum tipo de dano a ele.

No ecomarketing, a empresa vende a imagem de uma organização que efetua suas atividades com consciência ecológica. 

Mas não se trata de vender uma imagem falsa sobre sustentabilidade. Hoje apenas transmitir uma imagem de que possui consciência ambiental não é suficiente  — é fundamental desenvolver ações efetivas de transformação e responsabilidade socioambiental, econômica e cultural.

Conheça os princípios de marketing verde


Para aplicar o marketing verde, a empresa deve seguir os seguintes princípios:

  •         Ecologicamente correto;

  •         Socialmente justo;

  •         Economicamente viável;

  •         Culturalmente aceito.


A responsabilidade ultrapassa as questões ambientais, alcançando sociedade, economia e cultura.

Invista nas “letras” certas


Outra coisa que o gestor deve considerar quando se trata de marketing verde são:

  •         Os 3 “erres” (R): Redução, reutilização e reciclagem (de resíduos);

  •         Os 4 “esses” (S): Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social (Social acceptance, em inglês).


Ao investir nesses conceitos, a empresa usufrui muitas vantagens. Primeiramente, ela economiza dinheiro e energia nos processos de produção. Ao mesmo tempo, a empresa coopera para a preservação do meio ambiente.

Os lucros advindos dessas ações são de natureza monetária e em qualidade também. A empresa se desenvolve de forma ecologicamente correta e já sabemos que muitas soluções sustentáveis são realmente mais eficientes que algumas soluções convencionais. A organização agrega mais valor ao seu ciclo produtivo.

Implemente o marketing verde a partir de ações diferenciadas


Seguem algumas dicas que podem servir de roteiro para você elaborar suas estratégias de marketing verde:

  •         Invista na reciclagem e no reaproveitamento dos resíduos;

  •         Controle o uso da água na produção;

  •         Deixe de usar produtos poluentes (ou reduza o uso) e substitua por produtos que sejam menos agressivos ao meio ambiente;

  •         Faça a separação e a destinação mais adequada dos resíduos;

  •         Desenvolva programas que ajudem a reduzir a depredação ao meio ambiente ou participe de programas já existentes;

  •         Elabore meios para que seus produtos sejam mais duráveis.


Uma dica preciosa é contratar uma empresa especializada na gestão global de resíduos, pois ela se encarregará de todos os processos pertinentes. Dessa forma, ela prestará a devida consultoria e se responsabilizará pelo direcionamento do resíduo para a reciclagem, os tratamentos mais adequados e, se for o caso, o descarte em aterros sanitários.

A empresa atual não pode deixar de lado a importância do marketing verde. Ele é um diferencial que promove uma boa imagem e destaca a marca no mercado, além de oferecer meios seguros para que a empresa desenvolva uma economia sustentável e eficiente.

Esse é um assunto muito atual, concorda? O que acha de se manter atualizado sobre temas relacionados à sustentabilidade e à gestão de resíduos? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar sempre atualizado.

 
Tags:  ,marketing,empresa,verde,imagem,ambiente,produtos,ações,resíduos ,organização